Serralha
E vamos para uma breve história da serralha, é umas das PANC (planta alimentícia não convencional) mais conhecidas aqui no Sul do País. É da família das Asteráceas, de pequeno porte, ereta, leitosa e pouco ramificada, com raiz que se aprofunda no solo. O ideal é planta-la em local que não pegue muito sol, pois assim as folhas ficaram maiores e não muito amargas.
Se confunde com o dente de leão, é parente do alface, almeirão e da chicória, é rica em vitamina C, carotenoides, fibras e até em ômega-3, digestiva, bactericida e anti-inflamatória. Pode ir ao nosso prato refogado, em recheios de pães, tortas, no caso eu fiz o preparo num omelete (como nas próximas imagens), pois o seu cozimento reduz o amargor, mas a próxima vez irei provar na salada.
Esta da foto foi encontrada na casa da minhã mãe, fiquei muito feliz em saber que nasceu num terreno propicio para o consumo.
(Serralha. Sochus oleraceus)
Prontas para o preparo - foto para facilitar a identificação
Já higienizadas e picadas
E nhac! Ficou uma delícia
Está servido.
Prove você também! Só cuide com o local em que colhe a serralha, ela pode estar contaminada com poluentes absorvidos pelas folhas e raízes.