Ora-pro-nóbis
Você já ouviu falar no ora-pro-nóbis? Seu nome cientifico é Pereskia aculeata, isso mesmo, ela (planta) é um cacto, nativo da América tropical, o mais primitivo dos cactos. Em latim significa "rogai por nós", e segundo a história, esse nome foi dado por algumas pessoas que colhiam no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim.
E o melhor? Podemos come-las! Mas cuidado, tem falsos espinhos, chamados de acúleos, mas que machucam igual.
Este da foto abaixo, é do vaso que plantei em meu apartamento, está crescendo e se desenvolvendo muito bem, é lindo de ver.
A planta é de fácil cultivo e tem um alto valor nutricional, possui mucilagens, betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, é antiinflamatória, rica em vitaminas A, B, C, fibras, auxilia no bom funcionamento intestinal e aumenta a imunidade.
Podemos adicionar em pratos quentes e saladas, ela não tem gosto muito forte, amargo, então qualquer pessoa pode se habituar a consumir.
Podemos usar em suflês, fazer refogados, bolo salgado, panqueca, massas, omelete, tortas... O que sua imaginação mandar, pode comer sem medo.A receita que vou passar hoje é de pesto de ora-pro-nóbis, fácil, rápido, e pode ser adicionada a massas, batatas, canapés, onde você desejar. Olha que fácil!
Ingredientes
1 xícara de folhas de ora-pro-nóbis
1 dente de alho
1/2 xícara de castanha do Pará
70ml de azeite (usei de oliva extravirgem)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (opcional)
sal a gosto
Modo de preparo
Lave todas as folhas, descasque o alho, e coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata até ficar bem homogênio, e está pronto, é só provar e servir!
A foto abaixo, foi feito massa sem glúten, com as folhas de ora-pro-nóbis refogadas com tomate e cenoura, mais uma ideia para você!
E aí está! Gostou? Prove!
"Uma vida saudável não se resume apenas em uma boa alimentação e atividade física, mas também em novas experiências e conhecimentos! Busque, persista, ame-se"